website counter
 » Inicio   
Login
Bem vindo  ( Cadastre-se )
E-mail      Senha        
Esqueceu sua senha? Peça uma nova aqui  
Tópicos do Fórum
Ver Tópico
Fórum Portal Rodão | Fórum Portal Rodão | Manutenção Para responder é necessário se cadastrar, clique aqui e cadastre-se
Página 1 de 2 1 2 >
Autor Gol Trend 1.6 X Palio ELX 1.4 - Comparativo
Fernandaa
Membro

Enviado em 07-10-2008 12:04
O Gol bateu todos os seus recordes e registrou, segundo a Fenabrave, 31 081 unidades comercializadas. Isso ajudou a Volkswagen a aumentar sua participação no mercado para 24,98%, o que alarmou a Fiat, atual líder do setor com 25,11% de participação, praticamente um empate técnico. Com a agilidade que lhe é peculiar, a marca italiana tratou de promover algumas mudanças na linha 2009 do Palio, principal oponente do Gol, como a inclusão da direção hidráulica de série nas versões ELX.

Mecânica/desempenho

Motor na transversal, plataforma de Polo e Fox (a PQ24, com elementos da PQ25, a mais moderna do grupo para compactos) e o mesmo conjunto de motor e câmbio de seus irmãos mais nobres. Realmente o Gol evoluiu muito e mostrou tudo isso na pista de testes. Para acelerar de 0 a 100 km/h, ele precisou de 216 m e cumpriu a prova em 12s4. Mérito do propulsor 1.6 VHT (Volkswagen High Torque), um evolução do já conhecido EA111, que desenvolve 104 cv de potência com álcool a 5 250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2 500 rpm.

Para melhorar ainda mais, o Volks registrou uma média de consumo combinado (50% estrada e 50% cidade) de 9,2 km/l com álcool no tanque. Esse valor é o mesmo que conseguimos obter com o Palio com motor 1.4 l de 81 cv de potência a 5 500 rpm e 12,4 kgfm de torque a 2 250 rpm também utilizando combustível vegetal. A desvantagem é que o compacto da Fiat precisa de 14s7 para sair da imobilidade e atingir 100 km/h. Logo, a vitória do novo Gol neste quesito não deixa dúvidas.

Dirigibilidade

Algumas horas a bordo do Palio nos fazem perceber que ele é um carro muito agradável de dirigir. Com uma suspensão nem tão rígida como na sua primeira geração, nem tão mole como na segunda, o Palio atual nos presenteia com um acerto mais justo do conjunto. O câmbio, por outro lado, mostra sinais que precisa evoluir devido ao longo escalonamento das marchas, principalmente da 5ª, o que chega a cansar o motorista em viagens de grande distância.

No extremo oposto, o Gol é privilegiado com a mesma transmissão aplicada no Polo, uma referência em conforto e precisão, com engates justos e curtos, mas sem a mesma suavidade que observamos em seu primo rico, vale ressaltar. Agora no nível de seus concorrentes, o Gol não empina mais a frente nas acelerações como era de costume e transmite uma sensação de robustez ao condutor, sinal do bom nível de construção da carroceria e rigidez torcional. Portanto, 2 x 0 para o lançamento da Volkswagen.

Design

Na época do lançamento do novo Gol, o responsável pela área de design da Volkswagen, Gerson Barone, explicou que a equipe brasileira tomou como base a primeira geração do modelo para elaborar os traços do novo representante da linhagem, daí as lanternas em formato quadrado e não muito grandes, por exemplo. O desenho frontal, com traços que lembram o Tiguan, utilitário esportivo menor que o Touareg vendido pela VW na Europa e agora na Argentina, transmite uma sensação de que o Gol é mais largo do que aparentam seus 1,65 m.

O Fiat Palio, por sua vez, ainda agrada com a “cara” revelada em 2007. Com uma traseira polêmica, vários boatos surgiram de que a montadora iria promover algumas mudanças na carroceria do carro, até mesmo com a inclusão dos faróis da linha Siena/Palio Weekend. Mas, pelo menos até agora, tudo não passou de especulação. O fato é que a Fiat terá de promover uma reformulação completa no Palio em pouco tempo caso não queira ficar defasada frente ao seu concorrente. Sendo assim, 3 x 0 para o Gol.

Acabamento/espaço/ergonomia

Analisar o acabamento de Gol e Palio mostra claramente os valores que Volkswagen e Fiat incutem em seus modelos. Enquanto o Gol nos apresenta uma cabine com peças bem encaixadas, ausência de plásticos com rebarbas e um cuidado especial da VW para oferecer uma carroceria com o menor número de imperfeições, ou seja, o mais lisa possível, o Palio opta por um console central mais trabalhado, em dois tons, revestimento de portas com uso maior de tecido e um rádio embutido no painel (vendido como opcional) que propicia mais harmonia ao conjunto.

Apesar dessas escolas diferentes, a balança pende para o lado do novo Gol quando o quesito é espaço interno. O grande responsável por isso é a distância entreeixos do Volks, de 2,46 m ante 2,37 m do Fiat, ou seja, 9 cm maior. Apesar disso, o Palio tem boas soluções de ergonomia, como o acionamento das travas das portas diretamente pela maçaneta interna. No cômputo final, a quinta geração do Gol mostra os benefícios de um projeto moderno e leva mais um item em nosso comparativo. Começa a goleada: 4 x 0 para o líder de vendas do Brasil.

Manutenção/seguro/garantia

Como o Carro Online sempre realiza em seus comparativos, cotamos uma cesta de peças composta por kit de embreagem (disco, platô e rolamento), par de amortecedores dianteiros, jogo de pastilhas, retrovisor direito e pára-lama esquerdo. Para o Fiat Palio ELX 1.4, o conjunto foi orçado em R$ 1 070,94. Para o Gol Trend 1.6, o valor mais barato apurado em concessionárias na grande São Paulo foi R$ 1 168. Os prazos de garantia dos veículos se equivalem em um ano, porém a Volkswagen cobre o conjunto de motor e câmbio por três anos.

Como já mencionamos no item anterior, mais uma vantagem do Gol em ter um projeto moderno é a facilidade de ser reparado no caso de uma colisão. Esse índice – quanto menor o número, mais fácil de consertar é o carro – é calculado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) e é levado em conta nas seguradoras brasileiras. Enquanto o Palio possui índice 23, o novo Gol atingiu o índice 13 no Car Group, como é chamado o ranking.

Um fato que sempre pesou contra o Gol, o preço do seguro, ainda se mostra um problema. Cotado na Tokio Marine e tendo como perfil um homem de 40 anos, casado, sem filhos e com garagem fechada na residência e no trabalho, o valor da apólice para o Volkswagen ficou em R$ 2 249,19 enquanto a do Fiat, por sua vez, custará R$ 1 674,69, uma diferença de R$ 574,50. Na soma deste quesito, o Palio marca seu primeiro ponto, já que ele conta com a cesta de peças mais barata e o menor preço de seguro 4 x 1

Mercado/preço/equipamentos

Com relação ao mercado, tanto Gol como Palio estão acostumados a figurar como primeiro e segundo colocados, respectivamente, na lista dos veículos mais vendidos do Brasil. No mês de setembro, todas as versões do Gol contabilizaram 28 225 unidades vendidas e o Palio caiu na preferência de 16 618 consumidores. Os dois, portanto, têm giro fácil no mercado de usados e uma desvalorização menor.

Por R$ 33 465, o Gol Trend 1.6 traz como itens de série os pára-choques na cor do veículo, relógio digital, banco do motorista com regulagem de altura, vidros verdes, chave “canivete”, conta giros e detalhes internos cromados. Já o Palio ELX 1.4 (R$ 34 270) é R$ 805 mais caro, porém incorpora nesse valor direção hidráulica, com****dor de bordo, volante com regulagem de altura, alerta de limite de velocidade e faróis de neblina.

Se equiparmos os dois veículos com ar-condicionado, vidros e travas elétricas e direção hidráulica (no caso, para o Gol), o preço do Palio salta para R$ 38 098 com o kit Attractive 4 e o Gol estaciona nos R$ 39 070 com o Módulo Kit III. Analisando os números friamente, o Palio marca 4 x 2 no placar, mas é necessário ter em mente que ele possui motor 1.4 l enquanto o Gol é movido por um propulsor 1.6 l.

E ae.. o que vcs acharam????
Autor RE: Gol Trend 1.6 X Palio ELX 1.4 - Comparativo
Anderson Gertru
Membro

Enviado em 07-10-2008 12:14
Eu acho o Gol muito mais carro do que o Palio, sinceramente.
Abraços
Guga
Membro

Enviado em 07-10-2008 12:33
Também prefiro Gol...
O Pálio anda menos, na minha opinião.

Abrçs
Alguem

Membro

Enviado em 18-11-2008 10:50
Resposta enviada por: Alguem

Mensagem: Gosto muito do Gol, mas nao se pode comparar o acabamento da fiat com o da volkswagen... a fiat da de 10x0. Fora que o conforto do palio é muito melhor...

Abraço
Joao Ribeiro

Membro

Enviado em 18-11-2008 10:52
Resposta enviada por: Joao Ribeiro

Mensagem: O motor 1.6 do gol, realmente é mais experto que o 1.4 do palio, mas o motor do palio, é um motor muito economico, lembrando tambem que nas retomadas de velocidade o palio 1.4 é melhor que o gol 1.6 devido as marchas mais curtas...

Abraços
Alex Mallbec Extreme

Membro

Enviado em 22-04-2009 01:21
Resposta enviada por: Alex Mallbec Extreme

Mensagem: O gol da uma goleada no Palio, não tem comparação, mais resistente , mais bonito, a manutenção é mais barata, etc....
jefferson

Membro

Enviado em 02-05-2009 13:07
Resposta enviada por: jefferson

Mensagem: o gol é realmente bom, mas a vw cobra muito por isso.
Josinaldo

Membro

Enviado em 03-06-2009 02:02
Resposta enviada por: Josinaldo

Mensagem: Tenho preferência pel gol 1.6 e gosto principalmente dos gastos com ele,mas acho o pálio bonito,agora,possuir este pálio 1.4??Tô fora!!
Marco Antonio R
Membro

Enviado em 03-06-2009 16:34
Pálio???Nãooooooooooooooooo
Soares

Membro

Enviado em 11-06-2009 14:48
Resposta enviada por: Soares

Mensagem: Estava em dúvida entre os dois carros, porém o artigo ajudou-me a optar pelo Gol. Isto porque ele tem um motor mais potente e consome igual ao Palio. Com certeza o Gol é perfeito para quem (igual a mim) trafega por BRs movimentadas e precisa ser ágil nas ultrapassagens. Penso que não arrependerei da futura aquisição.
wander

Membro

Enviado em 11-07-2009 14:29
Resposta enviada por: wander

Mensagem: PALIO 1.4 + ITENS DE SERIE, MAIS INOVAÇÃO NO VISUAL E ACABAMENTO, POR MENOR PREÇO, SÓ PERDE NO MOTOR O RESTO É 10, BOY DE RETA É QUEM TEM GOL 1.6, POIS SÓ BATE NA TRAVE PARA APARECER, MAS QUEM GANHA É O PALIO. INVEJA É FOGO..............
Marcelo

Membro

Enviado em 24-07-2009 02:23
Resposta enviada por: Marcelo

Mensagem: Acho que a análise deveria ser sobre o veículo e não sobre gostos pessoais.
paciencia...
Anderson Gertru
Membro

Enviado em 24-07-2009 16:22
boa Marcelo!
Alexandre

Membro

Enviado em 31-07-2009 04:44
Resposta enviada por: Alexandre

Mensagem: Realmente o gol é um bom carro. Agora quero ver alguem achar o gol melhor que o palio depois de dois anos de uso. As portas ficam uma porcaria e o carro afrouxa a lataria toda. Quem tem gol, golf e polo é que sabe o que eu to dizendo!
Alexandre

Membro

Enviado em 11-08-2009 19:04
Resposta enviada por: Alexandre

Mensagem: Tive gol trend e um palio. Hj pude optar por um civic e portanto acho que sou neutro na avaliação. A o meu ver o palio no conceito geral é bem mais interessante que o gol. Conforto, acabamento, proposta mais moderna, economia, seguro mais barato, taxas mais baratas, portanto custo bnefício bem superior. Tem-se que a valiar o conjunto todo da obra.
Jader

Membro

Enviado em 15-08-2009 15:36
Resposta enviada por: Jader

Mensagem: Gol tem a fama de ser o carro mais querido do BR. Tem vantagem na revenda e também na manutençao. Perde na hora de se fazer o seguro, pois os carros da volks tem esta peculiaridade. O Palio tem a vantagem no acabamento e no design (apesar de achar a traseira meio sem sal-sem açúcar), mas é mais moderna. Em termos de nota, diria que seria 8.5 pro Gol, e 7.5 pro Palio.
ELIS

Membro

Enviado em 23-08-2009 17:02
Resposta enviada por: ELIS

Mensagem: O novo gol é o sonho de todo brasileiro, é um carro bonito, compacto e com boa aceitabilidade no mercado.
Alguem que tem Palio

Membro

Enviado em 01-09-2009 12:36
Resposta enviada por: Alguem que tem Palio

Mensagem: Os pontos abordados na reposrtagem são ótimos, mas existe um problema muito sério quanto ao Palio e posso dizer isso sem medo, pois tenho um elx1.4.... A Fiat não respeita o seu cosumidor, pois ela faz mudanças e maquilagens no Palio todo ano, o que sempre dá a sensação que temos um carro fora de linha.... isso deixa a gente muito bravo e desvaloriza demais o veiculo.
Meu proximo carro será o Gol, com certeza.
Adeclair Junior

Membro

Enviado em 17-09-2009 12:25
Resposta enviada por: Adeclair Junior

Mensagem: Bom dia, hoje eu tenho um gol plus 1.0 16v, ao contrario do que muitos dizem estou satisfeito com ele, exceto por 2 fatores, barulhos nas portas(ficam rangendo) e no painel. Mas estou com duvidas quanto ao carro que irei adquirir, pois pretendo troca-lo ate o fim do ano. O palio tem mais itens de serie, como com****dor de bordo e direção hidraulica, alem de seguro mais barato, e maior resistencia a torção de carroceria e ets, resumindo, é mais firme. Agora o novo gol pude dirigi-lo e em termos de motor é um escandalo, vc mal poe o pe no acelerador e ele ja te prega no banco, alem de que segundo pessoal de concessionaria, foi corrigido esse problema de painel e portas batendo e tbem foi aumentada a resistencia a torção. Agora o que nao entendo é pq mesmo sendo mais barato pra ser consertado, e diga-se que de 23 pra 13 sa0 10 pontos pq a **** do seguro tem que ser mais caro....que m...viu.... pq nao fazem o palio com um motor do gol????? to em duvida mesmo...me ajuda ai pessoal...
adeclair@terra.com.br
rafaela

Membro

Enviado em 02-10-2009 14:58
Resposta enviada por: rafaela

Mensagem: gol com certeza!!!!!
Página 1 de 2 1 2 >
Ir ao Fórum:
Resposta Rápida
COMENTE ESSE POST:
Nome: